• Pontos Turísticos

Descubra Alvorada, as suas histórias, viaje pelos seus pontos turísticos.

ROTEIRO DOS PONTOS TURÍSTICOS


PÓRTICO DE ENTRADA DO MUNICÍPIO

Em abril de 2007, Alvorada recebeu uma identidade visual nova para quem entra na cidade, vindo pela Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. Foi instalado um pórtico pesando cerca de 20 toneladas, feito de aço, simbolizando um grande abraço na cidade. O disco central, o sol, possui 6 m de diâmetro e a placa onde está inserido o brasão oficial do município, com 9 m de comprimento.

CHIMARRÓDROMO MUNICIPAL

O chimarrão é um hábito que demonstra a presença das nossas raízes nativistas, aproximando as pessoas e criando laços de amizade e solidariedade, além de possibilitar que a cultura gaúcha se fortaleça cada vez mais. Com a intenção de unir a população em torno de uma das maiores tradições gaúchas, foi criado o Chimarródromo Municipal de Alvorada. O Chimarródromo Municipal é um ponto turístico de Alvorada, constando no mapa do turismo do estado. Busca aproximar os cidadãos, num espaço alternativo de lazer e convivência onde muitas “tribos” se encontram, reunidos em torno do hábito do chimarrão. Inaugurado em 19 de dezembro de 2010 pelo então secretário de Cultura e Turismo Jairo Carvalho, o monumento disponibiliza água fria e quente , na temperatura ideal para o chimarrão, 24 horas por dia. É o único e original no estado no que se refere à arquitetura, onde a cuia e a chaleira são suportes pelos quais a água é disponibilizada à comunidade. O dia do Chimarrão e do Churrasco foi instituído no dia 24 de abril (lei 11.929/2003).

O BRASÃO DE ALVORADA

Criado pela lei 208/77 em 26 de janeiro de 1977. O Brasão na sua representatividade se constitui do seguinte: Três ameias encimando o escudo, significando o poder. No escudo, o nascer do sol, sobre as elevações e planícies. Os telhados e chaminés, na representatividade, às indústrias. No mesmo plano aparece um livro aberto, simbolizando a educação de nossos jovens. Nas laterais do Escudo, rosas e cravos, representando o cultivo das flores. Na base, uma faixa, indicando a data de emancipação, o nome do município e o do Estado.

LAGOA DO COCÃO

A lagoa do Cocão apresenta uma lâmina d’água de 0,5 ha de superfície e  profundidade de poucos centímetros junto às margens, até alguns metros ,nas partes mais profundas. Este manancial é alimentado por afloramento do lençol freático, uma vez que encontra-se sobre uma depressão do relevo, onde as condições geológicas permitem os “olhos dágua perenes”. A origem do nome se deu a provavelmente devido à Vila Intersul ser conhecida inicialmente  como Cocão e também porque naquela época havia uma grande quantidade de árvores nativas chamadas de Cocão. Antigamente, a lagoa serviu de bebedouro para os tropeiros e carreteiros que estavam de passagem. Atualmente, a área é uma APP (área de preservação permanente).

ARROIO FEIJÓ

O arroio Feijó nasce no município de Viamão, Alvorada e Porto Alegre, desaguando no rio Gravataí, que por sua vez, deságua no Lago Guaiba, o principal estuário da Região Metropolitana de Porto Alegre o curso é de aproximadamente 15 km de extensão e a bacia hidrográfica compreende uma área de 57km². Estima-se que ao longo do Arroio Feijó existam 45 vilas, sendo a maioria irregular, contribuindo assim para o desmatamento das margens e a poluição do arroio que conta com poucas áreas cobertas de mata ciliar. O nome Arroio Feijó foi escolhido em homenagem à família Feijó, uma das primeiras que povoaram Alvorada e que contribuíram, através de seu trabalho, para a construção da cidade.

CT DO INTER

Centro de Treinamento do Internacional foi inaugurado oficialmente em maio de 2012 ( anteriormente, Esporte Clube Pedra Branca). O local é a casa dos atletas das categorias de base e da Escola Rubra. Alugado por dois anos, o espaço conta com toda a infraestrutura necessária para garantir a melhor formação de craques colorados. Mesmo fora do complexo Beira-Rio, os jogadores da base têm a mesma equipe de profissionais dando o suporte para suas atividades, como nutricionistas, médicos, assistentes sociais e fisioterapeutas. Além disso, o CT possui refeitório, auditório para palestras e, claro, área de lazer para os momentos de descontração em grupo. Uma estrutura que representa apenas o primeiro passo do que o Clube planeja para o futuro, um CT próprio e completo para todos os profissionais do futebol.
Infraestrutura do CT
Quatro campos oficiais de futebol
Um campo oficial de grama sintética
Dois campos para a Escola Rubra
Oito vestiários
Academia
Departamento médico
Departamento de fisioterapia
Departamento de nutrição
Departamento de serviço social
Vinte quartos equipados com quatro camas, banheiro, ar-condicionado e TV
Refeitório
Auditório
Sala de lazer.

ESCOLA ESTADUAL JÚLIO CÉSAR RIBEIRO DE SOUZA

Fundada em 1940, ainda no Distrito do Passo do Feijó, foi a primeira escola de Alvorada. Funcionava num casarão de treze peças cedida pela família Feijó. Ali, também eram realizadas missas, casamentos e batizados.

CTG CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS CAMPEIROS DO SUL

O Centro de Tradições Gaúchas Campeiros do Sul é o pioneiro de Alvorada. Fundado em 18 de dezembro de 1960, ainda na época do Passo do Feijó por um grupo de tradicionalistas. A primeira sede do CTG foi na atual praça Nadir Feijó, localizada na rua Albion, no bairro Passo do Feijó. A segunda sede foi numa área cedida na rua Eça de Queiros n° 96, no ano de 1976 e a terceira sede e atual foi doada pela prefeitura de Alvorada.

CASA DE CULTURA ITALIANA DE ALVORADA- SOCIETÀ

Inaugurada em 25 de novembro de 2011, foi construída a partir da doação do terreno pela prefeitura, com verbas provindas de recursos estaduais e federais, além de bailes e promoções da associação cultural Societá. A Società tem por objetivo resgatar a cultura italiana através de projetos sociais, promovendo a autoestima, sociabilidade e o intercâmbio com entidades que possuam os mesmos objetivos.

CAPELA SANTO ONOFRE

Data de 1951 aproximadamente, sendo considerada a primeira igreja católica de Alvorada. Localiza-se no distrito Industrial de Alvorada e foi doada a área de terra e a construção pelo Doutor Odone, antigo morador e dono daquelas terras. A doação da capela Santo Onofre ocorreu a partir de uma promessa feita por Odone.

PRAÇA JOÃO GOULART

A popular praça da 48 foi denominada de Largo Presidente João Goulart, em 29 de novembro de 1979, pela Lei 59/79. A praça origina-se do processo de loteamento do bairro Jardim Maringá, havendo ali terrenos pertencentes a vários proprietários. Um dos lotes no entorno seria de uma antiga fábrica de schimier. Mais tarde, foi construída a sede da Câmara de Vereadores e depois, a biblioteca municipal. O terreno pertenceu a Vitor Brum um antigo morador de Alvorada, que foi um importante contador e vereador. ​

PRAÇA ENGENHEIRO LEONEL DE MOURA BRIZOLA

A praça em torno da prefeitura, inicialmente denominada Largo Dezessete de Setembro foi redenominada de Engenheiro de Moura Brizola em 5 de julho de 2004, pela Lei municipal 1559/2004, homenageando o ilustre político gaúcho. ​

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA

O primeiro prédio da prefeitura foi uma casa alugada na rua Noruega, número 399, em 13 de maio de 1966. Em 20 de setembro de 1980, foi inaugurado o atual prédio da prefeitura, na administração do prefeito Marne Machado Feijó. Um fato registrado em 1975 e curiosamente repetido em 1976 onde um tornado causou pânico no prédio da prefeitura, causando destruição na prefeitura, em pleno horário de expediente público. Após o desastre, um galpão abrigou temporariamente o governo da cidade enquanto se construía a nova sede. Em 1991 o prédio recebeu um terceiro piso onde foi instalada a Câmara Municipal de Vereadores.

CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

A Câmara Municipal de Vereadores é o Poder Legislativo do município. Exerce quatro funções básicas: a primeira é a função legislativa que consiste em elaborar as leis sobre matérias de competência exclusiva do município; a segunda é a função fiscalizatória, cujo objetivo é o exercício do controle da Administração Pública local, quanto à execução orçamentária e ao julgamento das contas apresentadas pelo Prefeito, com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado. A terceira função é a julgadora, que ocorre nas hipóteses de infrações político-administrativas cometidas pelos Administradores Municipais ou pelos próprios vereadores e previstas em lei, de caráter eminentemente político-administrativas que podem importar na pena de perda de mandato. A quarta função é a administrativa e restringe-se à sua organização interna, estruturação de seu quadro de pessoal, direção de seus serviços auxiliares e elaboração de seu Regimento Interno. O regime jurídico dos servidores da Câmara Municipal é o mesmo que o adotado para a Prefeitura. A Câmara Municipal não se limita a uma simples representação legislativa. A preocupação básica é cumprir os regimentos, assessorar o poder executivo, prestar assistência através de leis que proporcionem continuamente o crescimento e a harmonia do município. ​

BIBLIOTECA MUNICIPAL LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

A biblioteca pública municipal foi uma das primeiras instalações da administração pública, criada através da Lei 25 em 27 de agosto de 1969. Sua fundação ocorreu somente em 21 de abril de 1972, tendo como sócios fundadores, um grupo de trinta e dois membros da comunidade. Em 1999 através de uma consulta popular, a biblioteca passou a chamar-se de Luís Fernando Veríssimo, homenageando o famoso escritor gaúcho. Em 2001 foi criado o cargo de bibliotecário, sendo nomeado o primeiro profissional através de concurso público. Em 2002 a biblioteca ofereceu os primeiros terminais de acesso livre à internet, através de uma parceria com a PROCERGS. Em 2005 inicia a formação de um acervo Braille, parceria firmada com a fundação Dorina Nowill. ​

GINÁSIO MUNICIPAL DE ESPORTES TANCREDO NEVES

Inaugurado em 1992, seu nome é uma homenagem ao presidente Tancredo Neves. Presidente eleito em 15 de janeiro de 1985 pelo voto indireto de um colégio eleitoral, vindo a falecer logo em seguida 39 dias após ser empossado. Tancredo de Almeida Neves nasceu em São João Del Rei, no dia 4 de março de 1910. Era advogado de formação e político de expressão no cenário nacional, atuando em diversos ministérios. Em 1984 houve uma grande agitação política com o movimento Diretas Já, ação política que pretendia as eleições diretas para presidente da república. O presidente Tancredo Neves marca na história da política brasileira como o último presidente eleito pelo voto indireto no Brasil. ​

CASCATA DO XANGÔ

Na nação Afro-Brasileira Xangô é o senhor da justiça, seu poder se manifesta na pedreira. Seu símbolo é o machado de duas faces. Pela aproximação das identidades religiosas, Xangô é São Jerônimo, na igreja católica. São Jerônimo é o padroeiro de Alvorada e seu dia é comemorado dia 30 de setembro. Em cerimônia realizada no salão nobre da Prefeitura foi assinada a concessão de uso da área da Cascata do xangô à associação afro cultural e Beneficente de Matriz Africana São Jerônimo. Desta forma, tornou-se possível o uso da área da Cascata do xangô para fins específicos de projetos de preservação de patrimônio ambiental, cultural e histórico, valorizando a religião de matriz africana e umbandista de Alvorada. No acordo estabelecido pelo Decreto 68/2010 que determina em seu artigo 5° a limpeza do arroio Nunes, que é um dos afluentes do arroio Feijó e que perpassa toda a área da cascata. O senhor Aldori Marques dos Santos é o presidente da Associação São Jerônimo e um dos responsáveis pela preservação da Cascata do Xangô. A procissão de São Jerônimo ocorre no dia 30 de setembro e seu trajeto vai da prefeitura até a cascata, sendo acompanhado por muitos fiéis. ​

HORTO MUNICIPAL

O Horto Municipal pertence à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e promove várias atividades educativas de preservação ambiental. ​

PRAÇA PADRE LÉO

A Praça Padre Léo foi fundada em 1958 e é uma homenagem ao padre Léo Seidel, vigário da igreja matriz Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O padre Léo conquistou a confiança e o carinho da comunidade do passo do Feijó a ponto de ter se tornado uma importante referência sendo homenageado com seu nome na praça da entrada da cidade e noutras duas escolas, uma em Alvorada e outra em Porto Alegre. O padre Léo atendia as duas paróquias ( em Porto Alegre e em Alvorada). Teve uma morte trágica, numa manhã de carnaval quando fora atropelado por um caminhão dia 6 de março de 1960. Seu túmulo encontra-se dentro do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na parada 40. A imagem de São Jerônimo, colocada na praça Padre Léo, foi uma doação dos afro umbandistas da cidade. Conhecido como Xangô pelas religiões de matriz africana, o santo é o padroeiro da cidade de Alvorada, representando a justiça. Além da imagem do Xangô , está colocada na praça Padre Léo, a imagem do Cristo Redentor, uma doação da Escola Salvador Jesus Cristo.

DISTRITO INDUSTRIAL DE ALVORADA

Na tentativa de impulsionar a industrialização autônoma do município, foram criados o Distrito Industrial municipal no ano de 1971 e o Distrito estadual da CEDIC, atual SEDAI. A ocupação ainda não está plenamente efetivada, dispondo ainda de lotes para a implantação de empresas.

PEDRA DA CRUZ


É um monumento natural composto por um conjunto de pedras que ganhou notoriedade em função de uma ação realizada no passado por um antigo morador da região. De acordo com relatos de antigos moradores, um certo dia, um senhor resolver esculpir uma cruz na pedra. Passado algum tempo, este senhor veio a falecer subitamente, sem conseguir terminar de esculpi-la.
Mais tarde, um outro cidadão resolveu continuar a obra de esculpir aquela pedra, ocorrendo o mesmo fato, a morte súbita, sem chegar à conclusão da obra.


Fonte de pesquisa:
Livro Raízes de Alvorada- Memória, História e Pertencimento- Vera Lucia Maciel Barroso (Organizadora)


Responsável pelo projeto:
Cláudia Dalpiás Oliveira


Data de publicação: 24/06/2021