VEREADOR ALEXANDRE: UM ESPETO NA CÂMARA MUNICIPAL
NASCE UM ESPETO - O Bairro Stela Maris elegeu nas eleições de 2020 para vereador um morador daquela comunidade, Paulo Alexandre Menezes da Silva, popularmente conhecido como Espeto. Diga-se de passagem, se perguntarmos pelo Vereador Paulo Silva na comunidade que se avizinha com Viamão ninguém sabe quem é o cidadão. Mas, se falarmos em “ Espeto”, crianças, adultos e idosos tem a resposta na ponta língua. – Há... o Espeto...cobrador de ônibus, trabalha também como garçom, na obra... mora ali na rua Alan Kardec um tempão, ele é um cara simples , trabalhador, nos ajuda muito aqui no bairro, agora é ele nosso vereador, falam com orgulho. Exatamente há 38 anos atrás, “ Paulinho” então com dois anos de idade , chegava de mudança na companhia dos pais Paulo Roberto e Fátima de Lurdes para morar na Stela Maris, quatro anos depois sua mãe faleceria vitimada por falência múltipla dos órgãos. O menino cresceu na companhia da irmã Alexandra e da avó Tereza , estudando na escola do bairro, brincando de soltar pipas, garrafão, taco, jogando futebol na posição de atacante “espetado” sob os cuidados do seu “Paulo”, trabalhador da construção civil, tendo o primeiro emprego como empacotador no Super Febernatii aos 14 anos. Atuando consecutivamente em obras, gráfica e garçom na Assembleia Legislativa. Houve um período de sua vida entre os anos de 2008 a 2015 que chegou a trabalhar em quatro atividades distintas ao mesmo tempo: cobrador de ônibus (SOUL), agente de turismo, garçom e vendedor de espetos. A venda dos pontiagudos começou por acaso no DC Navegantes, garagem da empresa de ônibus. Num certo dia, o “jovem ligado em 220 volts “ apareceu com um jogo de instrumentos de ferro comprados para uso próprio na frente dos colegas, logo a turma pensou que os produtos estavam para venda, fizeram uma oferta, precisando fazer caixa, acabou por vender a mercadoria. Aquele primeiro jogo de espetos vendido em 2010, seria o primeiro entre centenas. O Paulo da Stela vendia espeto dia e noite, noite e dia... espeto para lá, espeto para cá... os fregueses acabaram associando o produto ofertado a pessoa do vendedor/ cobrador, passaram chamar-lhe de Espeto. O futuro vereador ainda, logo ali na frente, acabaria por comprar a fabricante, fornecedora dos famosos artigos. Dois anos antes, o então Paulo Alexandre casava-se pela segunda vez com Érica Prado, com um sorriso lá nas orelhas fala: - conheci um tesouro em uma joalheria e me apaixonei. Tiveram três filhos: Ana Luiza, Isabelle e Luan, paparicados pela irmã mais velha Evelyn, fruto do primeiro casamento. Nem só de trabalho vive o homem, apaixonado também por futebol e tradicionalismo, líder por natureza, coordenou na empresa o time de futebol, bem com organizou a montagem do primeiro piquete para os servidores no Acampamento Farroupilha na praça central.
TERNO – VOTAÇÃO HISTÓRICA - No ano de 2015, Espeto deixa a SOUL, retorna de Guaíba onde foi morar em 2011 para Stela Maris. Cansado por desempenhar atividades diversas, resolve trabalhar somente de pintor ao lado do Tio Ilceu filia-se ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), concorre no ano seguinte para a Câmara de Vereadores, recebe 918 votos, conquistando vaga na primeira suplência do parlamento. Por imbróglio judicial com um dos candidatos a vereador eleito, teve a candidatura indeferida, surgi a oportunidade de Paulo Alexandre assumir uma das cadeiras no Legislativo Municipal. Estava tudo certo para sua diplomação, faltando dois dias apenas para a posse, terno novo comprado, festa preparada, a justiça eleitoral decide favoravelmente ao candidato que estava sub judicie, o homem que vendia espetos estava fora da Câmara Municipal. Triste, desolado, procurando respirar novos ares, resolve seguir de mudança com a família mais uma vez para Guaíba, indo morar próximo aos parentes da esposa Érica, abrindo uma lanchonete de Ka-churrasco no centro da cidade no período da noite, já durante o dia vendia picolés “musicais”.
O tempo passa, o sonho de tornar-se vereador alvoradense seguia no horizonte, com o pé lá e outro cá, assumiu a Câmara Municipal seis vezes, frequentemente atendia demandas do bairro do coração como de outras localidades. Um ano antes do pleito eleitoral de 2020, Espeto filia-se ao PSD (Partido Social Democrático), assume a diretoria geral de limpeza urbana da cidade, inicia um trabalho de valorização do bairro Stela, retorna de Guaíba e volta a morar na rua Alan Kardec, promovendo uma revolução na auto estima dos moradores. No limite de Alvorada com Viamão, o bairro tem acesso pela Av. Protásio Alves, nos quais transeuntes na região nem imaginavam de qual lugar tratar-se por falta de sinalização. O irrequieto e criativo morador resolve dizer para o mundo que a “Stella Maris existe”, instalando um painel de “ boas vindas” indicando as principais entidades da localidade. Inspirado, Espeto revitalizou a entrada do bairro (ruas Leon Diniz e Alan Kardec), revitalizou a sanga, instalou dezenas de placas nas ruas (facilitar localização), criou uma horta comunitária no bairro Aparecida, revitalizou praça na Vila Torotama, denominando-a Adriano Botelho, homenagem ao morador local. As iniciativas do guri que os moradores viram crescer ganhou aplausos, o reconhecimento do povo e muitos votos, melhor uma quantidade absurda de votos, uma votação histórica, inédita no dia 15.11.2020 (data/eleições municipais no Brasil). Nas noves seções eleitorais na Escola Stela Maris, novecentos e sessenta e dois (962) cidadãos depositaram a confiança através do voto nas urnas em Alexandre Espeto vereador. Para registro: a) Estiveram presentes no dia da votação 2.565 eleitores. b) A votação conquistada de 962 votos pelo cobrador de ônibus representaria a votação de praticamente um terço de toda votação dos candidatos a vereadores. c) O número mágico de 962 votos eram suficientes para lhe garantir um assento na cadeira na Câmara de Vereadores. d) Em outras seções no munícipio o candidato percebeu 619 votos, perfazendo um total de 1581 votos, sendo quinto vereador mais votado entre os 327 candidatos que disputaram o pleito.
Confirmada sua eleição para o Legislativo Municipal, Espeto comemorou muito com a família, apoiadores, amigos e eleitores a vitória da persistência, dirigiu-se ao seu quarto, abriu o guarda-roupas, olhou para o terno que usaria para sua posse há quatro anos atrás e disse: - Bom meu amigo... esperei um bom tempo para te utilizar... vamos juntos agora para Câmara... temos muito trabalho pela frente.
Extrato entrevista escritor Jairo Carvalho.
Fotos e Arquivos Jornal Leitura de Ônibus.
Data de publicação: 03/07/2021